VWCE e VUAA: Porque escolhi estes ETFs?
Como revelei nas atualizações do Portefólio de Abril de 2024, o meu objetivo era finalmente começar a investir em ETFs.
Já com foco em alguns, sabia que era apenas uma questão de tempo até que acontecesse.
As minhas ponderações, recaíram sobre dois pontos, queria um de Exposição Global, e de outro com Exposição aos Estados Unidos. Ainda que os Estados Unidos tenham os maiores resultados de longe, em comparação com qualquer outra parte do mundo, não queria ter uma exposição total a este país, já que no futuro estes podem deixar de ser a maior potência mundial, o que me pode dar problemas.
Assim, acabei por escolher um ETFs que tem uma exposição mais mundial, que abrange muitos países desenvolvidos e em via desenvolvidos.
As Minhas Escolhas de ETFs
Como leste no título, acabei por escolher o VWCE e o VUAA. Vamos então falar do que ambos oferecem.
Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (VWCE)
O primeiro ETF no qual tenho investido, é o Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (VWCE).
Este tem como objetivo replicar o desempenho do índice FTSE All-World, oferecendo exposição a ações de empresas de grande e média capitalização de mercados desenvolvidos e emergentes em todo o mundo. Ele acaba por ter uma alta diversificação, contendo ações de aproximadamente 4 000 empresas de 50 países diferentes, abrangendo uma ampla gama de setores como tecnologia, finanças, saúde, e bens de consumo.
Entre as 4 000 empresas, encontramos 3 portuguesas.
- EDP – Energias de Portugal
- Galp Energia
- Jerónimo Martins
A distribuição geográfica do VWCE é global, com uma maior concentração em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, Japão e Reino Unido, mas também inclui uma presença significativa em mercados emergentes como China, Índia e Brasil.
Os dividendos deste ETF são reinvestidos automaticamente (acumulativos), o que facilita o crescimento composto do investimento. Além disso, a taxa de administração é relativamente baixa, refletindo a filosofia de baixo custo da Vanguard.
A escolha:
A questão de ter investimento em empresas portuguesas acabou por ter peso na minha decisão. Este fundo acaba por ter um crescimento ligeiramente inferior ao fundo das Maiores Empresas do Mundo, já que este também engloba empresas de mercados emergentes.
A longo prazo, acredito que este fundo possa superar o fundo que apenas contem as maiores empresas, pois mercados emergentes, são também mercados com imenso potencial (e um maior nível de risco, claro).
Vanguard S&P 500 UCITS ETF (VUAA)
Por outro lado, o Vanguard S&P 500 UCITS ETF (VUAA) replica o desempenho do índice S&P 500, que é composto pelas 500 maiores empresas dos Estados Unidos.
Este ETF concentra-se exclusivamente no mercado americano, proporcionando exposição a grandes empresas de capitalização em diversos setores, com destaque para tecnologia, saúde, finanças e bens de consumo. Diferente do VWCE, o VUAA é focado exclusivamente no mercado dos EUA.
Os dividendos deste ETF também são acumulativos, sendo reinvestidos automaticamente para facilitar o crescimento do investimento. A taxa de administração do VUAA é muito competitiva, alinhada com a abordagem de baixo custo da Vanguard.
Ainda que por um lado, tenha escolhido um fundo com algum risco, mas também com grande potencial (o VWCE), também queria alguma estabilidade, pelo que escolhi este fundo.
Os resultados do S&P500 nos últimos anos têm sido excelentes, pelo que este era uma obrigatoriedade para o meu portefólio.
E se estiveres a pensar em começar em investir, deixo aqui algumas das plataformas disponíveis no mercado reguladas na União Europeia, e que seguem as regras da CMVM.
Plataformas de Investimento:
Plataforma | Benefícios |
![]() Saiba Mais | Sem comissões na compra de Ações, ETFs e REITs. Taxa de conversão de moeda de apenas 0,25%. Permite compra de ações fracionadas*. |
![]() Saiba Mais | 1€ na compra e venda de Ações, ETFs e REITs. Planos de poupança sem custos de compra e venda. Permite compra de ações fracionadas*. |
![]() Saiba Mais | Plataforma segura, e tem um banco por detrás. Comissões na compra e venda de ativos. |
![]() Saiba Mais | Sem comissões na compra de Ações, ETFs e REITs. Taxa de conversão de moeda de apenas 0,15%. Permite compra de ações fracionadas*. |
![]() Saiba Mais | Plataforma que permite investir em mais mercados. Todas as ações são mesmo nossas. Plataforma cotada na NASDAQ. Com Planos de Poupança que rendem até 8,7%. |
*Ação Fracionada = Possibilidade de comprar apenas uma parte de uma ação.
Aqui partilho a minha opinião e escolha, não sendo de qualquer forma usado como aconselhamento financeiro.
4 comments