
Ter uma perspetiva real dos gastos e conhecer a nossa Taxa de Poupança é um ponto importante para quem gosta de controlar melhor as suas finanças, pessoas, ou até para quem está no mundo dos investimentos.
O cálculo da Taxa de Poupança é feito com base na percentagem dos rendimentos, que se consegue após se retirar as despesas mensais, e para muitos adicionando também o valor investido. No meu caso, incluo também os investimentos na poupança, e daí deixar a opção disponível abaixo.
Mas Como Funciona a Taxa de Poupança?
Colocando em termos simples, a taxa de poupança é o valor que se guardar após subtrair as despesas dos seus rendimentos. Esta percentagem acaba por ser importante, pois reflete ajuda-nos a refletir quanto conseguimos poupar, e que podemos depois usar para os mais diversos fins, como a construção de um fundo de emergência, pagamento de dívidas ou à realização de sonhos, como a compra de uma casa.
Uma taxa de poupança elevada pode ser uma boa estratégia para garantir que se tenha mais dinheiro disponível a longo prazo. Por outro lado, uma taxa de poupança baixa pode indicar que estamos a gastar mais do que deveríamos. E aqui existem duas coisas a fazer, ou tentar reduzir os gastos, ou investir em conhecimentos e experimentar trabalhos extras, como vender objetos em segunda mão, ou iniciar algum pequeno negócio.
Calcular Taxa de Poupança

Ganha até 3,50% pelo dinheiro parado!
Pagamento de juros todos os meses.
Este conteúdo é uma comunicação comercial da XTB, SA – Sucursal em Portugal.
Como Utilizar a Calculadora de Taxa de Poupança
Esta calculadora de taxa de poupança foi desenvolvida para simplificar o cálculo da taxa de poupança. Basta inserir três dados fundamentais:
- Rendimentos – O valor total que você ganha mensalmente, seja através de salários, rendimentos de investimentos ou outras fontes de rendimento.
- Despesas – O valor total das suas despesas mensais, incluindo alimentação, habitação, transportes, entre outras.
- Investimentos – O valor que você destina mensalmente para investimentos, como ações, ETFs, Depósitos a Prazo, ou até P2P.
- Contar Investimentos como Despesa – Como para mim faz sentido, deixei uma opção para colocar Investimentos como Despesas. Para quem gostar de o contar como rendimento, também é possível.
A calculadora vai calcular a taxa de poupança e apresentar um resultado percentual. Além disso, ela fornece uma análise sobre o desempenho, com uma breve análise aos seus resultados. Em 2025, a Taxa Média de Poupança dos portugueses anda nos 10%, tendo vindo a aumentar mês após mês.
Se tiverem alguma sugestão para adicionar à Calculadora da Taxa de Poupança, deixam abaixo nos comentários.