Englobamento de Certificados de Aforro no IRS? Para quem faz sentido?

certificados de aforro irs 2024 vale a pena

Englobamento de Certificados de Aforro no IRS? Para quem faz sentido?

A altura de entregar o IRS já começou, e uma pergunta feita por muitos (incluindo o meu pai) é. Será que é necessário declarar os Certificados de Aforro na declaração do IRS 2025. Por norma todos os rendimentos extra ao salário têm de ser declarados, e no caso dos Certificados de Aforro, estes levam logo um corte de 28% nos lucros, que o estado vai logo buscar à fonte.

Neste sentido, e visto que os 28% são logo retidos na fonte, não sendo exigido este trabalho ao investidor, ficamo-nos a perguntar se faz sentido declarar, ou se existe algum benefício em o fazer em 2025. Bem, vamos lá responder em duas perguntas que acredito que possam simplificar.

Tenho de declarar os Certificados de Aforro no IRS de 2025? Sou obrigado?

Não, os Certificados de Aforro já sofreram retenção na fonte de 28% pelo que não é necessário declarado no IRS.

Pode ser benéfico para mim declarar os Certificados de Aforro no IRS de 2025?

Neste caso a resposta muda. Em casos, onde os rendimentos anuais do salário não superaram os 21 321€ pode ser benéfico declarar os Certificados de Aforro e obter o englobamento.

Ao optares por esta opção, terás de também de declarar os restantes juros de depósitos a prazo.

Vejamos a Tabela dos escalões de IRS de 2023 abaixo:

Vale a Pena Englobar Certificados de Aforro IRS

Se tiveres na dúvida e quiseres saber se compensa no teu caso, nada como simular no Portal das Finanças, com e sem englobamento. Depois é só veres qual compensa mais.

Declarar Certificados de Aforro no IRS: Passo a Passo

Declarar os certificados de aforro é um processo simples, e que vou fazer a seguir em 3 passos.

1º Adquirir Documentos de Rendimentos:

Se não tiveres os códigos de acessos ao Aforro Net, terás que te dirigir ao balcão dos CTT para pedir o documento.

Caso tenhas acesso ao Aforro Net, podes entrar no site, entrar na tua conta, e clicar em “Declaração de Rendimentos” -> “Imprimir”.

certificados de aforro irs 2024 vale a pena passo a passo portugal

2º Declaração de Rendimentos

Na declaração de rendimentos, focamos a seguinte parte:

aforro passo a passo 2
3º Preenchimento do IRS:

Já com o documento em mãos, seguimos para o Portal das Finanças, para o preenchimento do IRS. Agora, adicionamos o Anexo E, Quadro 4B.

declaração de irs certificados de aforro

4º Exemplo de Declaração de IRS:

No meu caso fica da seguinte forma.

No NIF da Identidade Devedora, deixo aqui o destinado aos Certificados de Aforro: 503 756 237 (IGCP). O Código dos Rendimentos é o E20:

certificados de aforro irs exemplo

O documento emitido pelo Aforro Net acaba por nos indicar os valores, sendo apenas copiar e colar no preenchimento do IRS como podes ver acima.

Ao fazeres o englobamento, o que está a acontece é que os juros ganhos são juntos aos rendimentos vindos do salário obtidos em 2023.

Neste caso, a soma total não deverá ser superior a 15 992€, visto que acima deste momento, à partida já deixa de compensar, visto que a taxa já ultrapassa os 28% de retenção do estado, que é a taxa que os Certificados de Aforro são taxados sem qualquer intervenção do nosso lado.

Ao preencher o Quadro 4B, já estamos a optar automaticamente pelo englobamento, pelo que não é preciso nenhuma ação adicional.

Agora, basta terminar a declaração do IRS e simular. Apenas assim é possível verificar se compensa fazer o englobamento dos ganhos em Certificados de Aforro.

Como temos os Certificados de Aforro, que nos geram juros de baixo risco, existem também Depósitos a Prazo que nos permitem lucrar com os nossos rendimentos parados no banco.

1 comentário

comments user
Armando Pontes

Excelente artigo!

Publicar comentário