Como Investir na PeerBerry em Portugal: Guia Essencial (2025)
Umas das plataformas P2P mais conhecidas na Europa é a Peerberry, estando disponível para todos os investidores de Portugal. A Peerberry, está disponível no mercado desde 2017, e está sediada na Croácia, país onde plataformas conhecidas como a Robocash estão instaladas.
Com bons resultados, mesmo após os desafios trazidos pela situação na Ucrânia e a Covid19, esta apresenta-se como mais uma excelente opção no mercado. Neste texto, vou partilhar a minha estratégia para a PeerBerry.
Vou ainda explorar alguns dos principais elementos a ter em conta antes de investir, e a minha opinião sobre a plataforma e a sua segurança. Segundo a plataforma, esta apresenta um retorno médio de 11,18% aos seus utilizadores.
O que é a PeerBerry?
A PeerBerry é uma plataforma de empréstimos peer-to-peer fundada em 2017, oferecendo um mercado de investimento alternativo com retornos de até 12,5%.
A maioria dos empréstimos é direcionada para consumo, com parcelas menores destinadas a leasing, imobiliário, e ainda empresas. Estes são fornecidos por quatro grupos de empresas de crédito e distribuídos em 12 países da Europa, Ásia e África.
A plataforma já canalizou mais de 2 565 mil milhões de euros em empréstimos, com um retorno médio anual de11.18%.
Todos os empréstimos incluem garantia de recompra, com as empresas a recomprarem empréstimos com mais de 60 dias de atraso. Além disso, oferece uma garantia de grupo em quase todos os seus empréstimos.
É seguro investir na PeerBerry?
Proteção do Investidor na PeerBerry:
- Possibilidade de Recompra dos Investimentos: Em caso de incumprimento de pagamento superior a 60 dias, existe recompra dos empréstimos, também conhecido como BuyBack Garantee, que a plataforma diz ser de 100%.
- Boas Opiniões Online: Ainda que para mim, valha o vale, acho importante ver que tanto plataformas como P2P Empire como a TrustPilot tem boas opiniões. Também a Dama de Ouros e o Peras Invest revelam bons resultados.
- Group Garantee: Ainda não esteja disponível em todos os empréstimos, a plataforma garante o pagamento dos empréstimos através do sitema Group Garantee.
Como começar a investir na PeerBerry?
O procedimento de criação de conta é ágil, podendo ser concluído em menos de 5 minutos.
1º Colocar dados essenciais:
2º Colocar dados essenciais:
3º Após isto, é necessário fazer a verificação dos dados, através do envio de fotos do Cartão de Cidadão e Foto.
Depois, com conta aberta, basta fazer a transferência do valor para a conta e começar a investir.
Realizar transferências para a plataforma é igualmente simples, podendo ser feito através de uma transferência bancária tradicional. Se efetuado através da Revolut pela manhã, é altamente provável que o montante chegue no mesmo dia. Contudo, é essencial não esquecer de incluir o Descritivo durante a transferência. O Revolut, para além das rápidas transferências, tem a vantagem de não pagar na transferência.
A plataforma oferece duas formas de investimento: Manual, onde escolhemos individualmente os empréstimos em que investimos, e AutoInvest, que automatiza os investimentos de acordo com uma estratégia personalizada.
Ao clicar num empréstimo, é possível obter informações adicionais sobre o mesmo.
A minha estratégia de AutoInvest
Claro, o objetivo não é investir em empréstimos um por um, mas sim usar a função de investimento automático para automatizar completamente os seus investimentos na plataforma.
A função de investimento automático na PeerBerry é muito fácil de configurar.
Para a minha escolha, começo por selecionar os Loan Originators, que por outras palavras, são as empresas que apresentam empréstimos na plataforma.
Aqui, eu acabei por retirar a opção, em todos os Loan Originators que têm aquela opção onde diz “No”, pois são as empresas onde não existe garantias da empresa Peerberry. Ainda que acredite que a Peerberry seja muito seletiva nas suas escolhas de empresas com quem operar, prefiro não arriscar.
Depois, acabei por deixar as minhas escolhas assim. Ultimamente a plataforma não tem tido muitos empréstimos disponíveis para a minha estratégia, pelo que se calhar vou ter de aumentar o valor do Prazo dos Empréstimos.
Como funciona em termos de impostos?
A Peerberry facilita bastante nesse aspeto. Apesar de não ter uma sede em Portugal, fornece anualmente um documento que pode ser entregue ao contabilista para que este possa lidar com o processo.
Como a plataforma não retém qualquer imposto, é necessário pagar impostos sobre os lucros gerados, que em Portugal se paga 28% sobre o lucro.
Disclaimer: Investimentos em títulos e outros instrumentos financeiros implicam risco de perda do seu capital. Desempenhos passados não são garantia de resultados futuros. É essencial fazer a sua própria análise antes de efetuar qualquer investimento.
Publicar comentário