Mais Valias vão ter Beneficios Fiscais até 30% em Investimento de Longo Prazo
No parlamento português, uma medida foi aprovada e promete mudar significativamente o panorama fiscal em Portugal: mais valias com mais de oito anos vão estar sujeitas a uma redução de 30% no imposto a ser pago.
Esta iniciativa visa estimular o investimento a longo prazo e estabelece uma nova escala progressiva de tributação para os ganhos obtidos em diferentes períodos de detenção de ativos.
Conforme estabelecido, a tributação das mais-valias terá três escalões de benefícios.
Escalões de Benefícios no IRS de Mais Valias:
- Até 2 anos de detenção: 28% (o que é cobrado atualmente)
- Entre 2 e 5 anos de detenção: 25.2%
- Entre 5 e 8 anos de detenção: 22.4%
- Mais de 8 anos de detenção: 19.6%
Estes cálculos são médios e podem variar.
Como funciona na prática?
Em termos práticos, isso significa que, por exemplo, para ativos detidos por oito anos, 30% das mais-valias serão isentas de tributação, enquanto os restantes 70% continuarão sujeitos a uma taxa de 28%.
O que está incluído?
Os ativos mais comuns entre os investidores como o S&P500, FTSE World, ou ainda o MSCI World estão incluídos?
Sim, estão. Sejam Ações, ETFs ou ainda REITs, todos estão abrangidos pelas novas regras. A única exigência é que permaneçam na tua carteira por pelo menos 2 anos para poderes começar a aproveitar os benefícios fiscais.
Relacionado: Calculadora de Juros Compostos em Euros
Quem votou a favor da medida? E quem votou contra?
A lei sobre os benefícios em Mais Valias foi aprovada em junho de 2024 com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP, PS e Iniciativa Liberal, e com a abstenção do Chega, a medida foi contestada pelo Bloco de Esquerda, PCP e Livre, que votaram contra a proposta de lei apresentada.
Publicar comentário